F-Type: novo esportivo da Jaguar chega ao Brasil

Escrito por  Publicado em Variedades Sexta, 23 Agosto 2013 21:14
Novo Jaguar F-Type Novo Jaguar F-Type JaguarBrasil

O F-TYPE é o novo esportivo de dois lugares da Jaguar.  Com motor dianteiro, transmissão central e tração traseira, o F-TYPE foi desenvolvido para proporcionar puro prazer de condução. As três versões de motorização disponíveis no Jaguar F-TYPE serão comercializadas no mercado brasileiro: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE V8 S, que são equipadas, respectivamente, pelo novo motor V6 3.0 Supercharged a gasolina de 340 e 380 cv, e pelo V8 5.0 Supercharged, que desenvolve 495 cv.Por fora, o F-TYPE apresenta a nova identidade dos modelos esportivos da Jaguar, com linhas mais simples, desenvolvidas com uma tecnologia especial, conforme demonstram o aerofólio e as maçanetas das portas embutidas na carroceria.

 O F-TYPE foi concebido com base na quarta geração da consagrada arquitetura em alumínio de peso reduzido da Jaguar, que utiliza uma tecnologia pioneira na indústria automotiva, sua aparência esportiva deu ao modelo o prêmio World Car Design of the Year, como o veículo de melhor design no ano.O interior do F-TYPE foi concebido com uma filosofia orientada para o condutor, com controles atraentes e acabamento excepcional. Os materiais utilizados são produzidos com uma técnica exclusiva que realçam com distinção a cabine de dois lugares.

  A versão V8 S acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e chega à velocidade máxima de 300 km/h. O F-TYPE S V6 de 380 cv acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge 275 km/h, enquanto que os valores para o F-TYPE são 5,3 segundos e 260 km/h.

  Todos os motores transmitem a potência para as rodas traseiras por meio de uma transmissão de oito velocidades "Quickshift", com  opção de mudanças sequenciais SportShift. Sua posição ao centro permite um controle sequencial completo, da mesma forma que as borboletas posicionadas na parte de trás do volante.

  Os modelos S dispõem também de um sistema de "escape ativo" e um programa Configurable Dynamics. Este permite ao condutor adaptar diversas das características dinâmicas às suas preferências pessoais e inclui cronômetro e uma função que mede as forças G de aceleração lateral e longitudinal.

  Todas as três versões do Jaguar F-TYPE acabam de chegar ao mercado brasileiro.O F-TYPE chega ao Brasil com os seguintes valores: F-TYPE: R$ 419.900; F-TYPE S R$ 479.900 e F-TYPE V8 S R$ 559.900.

 “A Jaguar é fundadora do segmento de veículos esportivos que carrega uma rica herança de mais de 75 anos, e com o F-TYPE voltamos a acender essa chama. O F-TYPE não foi concebido para ser qualquer outro veículo esportivo. É um Jaguar ultrapreciso, potente, sensual e, acima de tudo, faz você se sentir vivo.” Com essa declaração, o diretor global da Jaguar, Adrian Hallmark, definiu a chegada do mais novo esportivo de dois lugares da marca britânica de automóveis de luxo, o Jaguar F-TYPE.

O novo Jaguar F-TYPE representa a volta da essência da marca britânica: um conversível esportivo de dois lugares, focado em proporcionar performance, agilidade e, principalmente, prazer a quem dirige. O modelo é a continuação da família esportiva da Jaguar, com mais de 75 anos de tradição, que inclui alguns dos veículos mais belos, apaixonantes e atraentes já produzidos na história da indústria automobilística mundial.

Produzido com a mais avançada arquitetura em alumínio rígido o Jaguar F-TYPE é um esportivo focado na alta performance. Sua estrutura leve inteiramente produzida em alumínio, com distribuição de peso ideal, sua tração traseira e seus motores potentes oferecem extremo prazer de condução.

O modelo, que acaba de chegar ao mercado brasileiro, é comercializado em três diferentes versões: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE V8 S, que se diferenciam pela potência dos seus motores Supercharged a gasolina.

Um novo motor V6 de 3,0 litros encontra-se disponível com 340 CV para o F-TYPE e com 380 CV no F-TYPE S. Ambos dispõem da mesma facilidade de aumento de rotação, com uma predisposição que encoraja os condutores a explorar tudo o que o veículo oferece.

Os modelos V6 juntam-se a um membro recente da família de motores Jaguar V8. Com uma potência máxima de 495 cv e 625 Nm o modelo F-TYPE V8 S, ele tem uma relação de peso/torque excepcional de 375 Nm/tonelada, acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h.

O F-TYPE S (V6 de 380 cv) acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 275 km/h. Por sua vez, o F-TYPE (V6 de 340 cv) acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 260 km/h.

A transmissão automática Quickshift de oito velocidades que equipa todas as versões do modelo dispõe de relações próximas para um comportamento esportivo, proporcionando maior controle e prazer no momento da condução. O modelo com motor V6 S inclui também uma função de Controle de Largada (Dynamic Launch), que otimiza a aceleração no momento da largada.

DESIGN

Os veículos Jaguar sempre se distinguiram pela sua simplicidade fluida e musculosa, e o F-TYPE não é exceção, com formas definidas por duas linhas que moldam as alhetas dianteiras e traseiras.

Inspirado no C-X16 Concept apresentado em 2011, a dianteira do F-TYPE proporciona uma interpretação nova e arrojada, da qual sai o poderoso capô tipo concha com a sua elevação distinta e proeminente. Uma das linhas começa na frente, dissecando as grades em forma de guelra de tubarão nos extremos da grade antes de conduzir o olhar para a parte superior da alheta dianteira. Estas são realçadas pelos faróis bixenon e as luzes diurnas em LEDs integradas, continuando pelas portas e traseira do veículo, onde desaparecem com elegância.

Os faróis traseiros em LEDs criam um novo estilo de esportivo Jaguar, ao reinterpretar as linhas clássicas do passado, realçando, simultaneamente, a sua presença em estrada poderosa e o potencial esportivo da tração traseira ao envolver os extremos das abas dos paralamas traseiros.

A ênfase no envolvimento do condutor e as prestações esportivas do F-TYPE são reforçadas pelo design assimétrico de dois lugares da cabine. Prova disso é a maçaneta que se estende até abaixo do console central ao lado do passageiro. A utilização de materiais diferentes em ambos os lados do habitáculo proporciona uma diferenciação adicional, com um acabamento mais técnico no lado do condutor.

Inspirados nos cockpits dos aviões de combate, os controles foram ergonomicamente concebidos de acordo com a sua função. O seletor de velocidades SportShift, que controla a transmisão de oito velocidades também foi inspirado na aeronáutica. As grades de ventilação na parte superior do painel apenas são acionadas quando o condutor necessitar ou por meio de sofisticados cálculos de controle do próprio sistema de climatização, permanecendo discretamente ocultados em qualquer outra circunstância.

“Com o F-TYPE, a equipe de engenharia da Jaguar concentrou-se em proporcionar o maior prazer de condução esportiva. Para tornar isso realidade, todos os engenheiros tiveram objetivos muito difíceis de atingir, e todos eles foram cumpridos e, em muitos casos, ultrapassados, fazendo com que o F-TYPE seja um veículo que proporciona precisamente os principais atributos esportivos que pretendemos”, ressalta Ian Hoban, diretor de Produção da Jaguar.

ESTRUTURA

A experiência da Jaguar em estruturas de alumínio para veículos foi essencial para tornar o F-TYPE um veículo tão especial. Como pioneiros na utilização do alumínio na produção de veículos, os engenheiros da Jaguar puderam aplicar mais de uma década de experiência neste tipo de projeto para conseguir o duplo objetivo estabelecido para o F-TYPE: peso reduzido e uma carroceria extremamente rígida.

A chave para o sucesso do projeto foi o desenvolvimento da tecnologia de liga leve da Jaguar para proporcionar maior rigidez estrutural e, simultaneamente, reduzir o peso. AC600, uma liga de deformação e ruptura programada, foi aperfeiçoada especificamente para a sua aplicação no F-TYPE, com o objetivo de proporcionar níveis de resistência comparáveis aos da atual plataforma de alta performance do XK ― para o qual foi inicialmente desenvolvida ― permitindo, simultaneamente, uma redução de peso considerável.

Como resultado, a carroceria monobloco do F-TYPE pesa apenas 261 kg. Esse peso reduzido traduz-se em benefícios óbvios em termos de agilidade de direção, aceleração, frenagem, consumo de combustível e emissões. A concentração do peso entre os dois eixos, reduzindo ao mínimo as projeções dianteiras e traseiras, proporciona também uma estabilidade natural ao veículo, que transmite ainda mais confiança ao condutor. O posto de comando do F-TYPE foi posicionado 20 mm abaixo do premiado XKR-S, baixando o centro de gravidade e permitindo ao condutor sentir-se em harmonia com o veículo.

O alumínio constitui uma parte substancial do compromisso da Jaguar com a sustentabilidade e mais de metade do material utilizado no veículo tem origem em metal reciclado. Em complemento, a estrutura do F-TYPE é única no seu gênero e foi soldada por meio de um processo de produção que emite até 80 por cento menos CO2 em comparação com os processos de solda para a produção de uma estrutura em aço. A Jaguar está também comprometida em aumentar a cadeia de reciclagem aos seus fornecedores, assegurando que todas as sobras de metal do processo de produção sejam reutilizadas.

PERFORMANCE

O F-TYPE é o veículo perfeito para demonstrar a próxima geração de motores Jaguar Supercharged a gasolina, que combinam valores de potência e números específicos muito elevados com aumentos substanciais de eficiência.

Exclusivamente para o F-TYPE S, foi disponibilizado o novo motor V6 de 3.0 litros Supercharged com 380 cv e 460 Nm. Utilizando como base o premiado V8 de 5.0 litros, agora na sua terceira geração, o motor tem grande rigidez e requinte.

As cabeças com quatro válvulas por cilindro são produzidas em alumínio reciclado, com as válvulas controladas por um sistema de distribuição de variação dupla independente, ativada pelo números positivo e negativo gerado pelo próprio movimento das válvulas de admissão e escape. Com velocidades de atuação superiores a 150 graus por segundo, o sistema de distribuição otimiza a potência, os números e o consumo e proporciona ao V6 uma capacidade de resposta com um caráter claramente instantâneo e receptivo, para que o condutor possa sempre utilizar toda a potência do motor nos diversos regimes de funcionamento.

Esta entrega de potência imediata e ininterrupta é possível graças à utilização de injeção direta de gasolina com pulverização direcionada. Este sistema proporciona quantidades precisas de combustível diretamente no centro das câmaras de combustão injetadas a pressões de até 150 bar, criando uma mistura ar-combustível mais homogênea para uma combustão mais limpa e eficiente.

Para isto, contribuem também as velas, que se encontram precisamente orientadas tanto em relação ao injetor como à câmara de combustão. A relação de compressão também foi aumentada, passando de 9,5:1 no V8 Supercharged para 10,5:1, minimizando os consumos e as emissões de CO2.

Um compressor tipo Roots Twin Vortex da última geração, montado no interior do motor, é a chave da elevada eficiência e potência específica do 3.0 V6 Supercharged. A utilização do compressor evita perdas de bombagem causadas pelo aumento da pressão de retorno típico dos motores turbo comprimidos de maior cilindrada, melhorando a eficiência e a rapidez de resposta. Mais compacto que o compressor utilizado no V8, um intercooler refrigerado a água reduz também a temperatura do ar de admissão, otimizando a potência e a eficiência.

O controle da pressão do Supercharged é feito pelo novo software Bosch de gestão do motor, otimizando a eficiência. A aceleração de 80 a 120 km/h em 3,3 segundos do F-TYPE de 340 cv realça as prestações do veículo: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 260 km/h.

Na sua versão de 380 cv, o 3.0 V6 Supercharged disponibiliza a maior potência específica de sempre num motor Jaguar: 127 cv por litro. O F-TYPE S acelera de 80 a 120 km/h em 3,1 segundos, necessita de 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 275 km/h.

O F-TYPE topo da gama é o V8 S, impulsionado pela nova versão do motor Jaguar 5.0 V8 Supercharged calibrado para desenvolver 495 cv e 625 Nm de torque. O motor faz o veículo sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h em 4,3 segundos, com 300km/h de velocidade final, limitada eletronicamente. A acelerarção de 80 a 120 km/h se dá em apenas 2,5 segundos.

TRANSMISSÃO DE OITO VELOCIDADES

Dispondo de oito velocidades com relações próximas na transmissão ‘Quickshift’, o condutor do F-TYPE pode explorar na totalidade todos os regimes de funcionamento do motor e certificar-se de que o motor se encontra na faixa de potência ideal para cada passagem de marcha. A transmissão de oito velocidades foi especificamente otimizada pelos engenheiros da Jaguar para a utilização em um veículo esportivo e para dar prioridade para a aceleração em todos os regimes de funcionamento e em qualquer relação.

Para tornar as mudanças tão instantâneas quanto possível, todo o conjunto do motor e transmissão do F-TYPE, incluindo até os pontos de contato dos pneus com o solo, foram calibrados para proporcionar a rigidez ideal e permitir que a entrega de números a regimes intermediários seja muito mais rápida, o que significa que o motor responde de forma mais viva e precisa às solicitações no pedal do acelerador. Em complemento, assim que o motorista tiver mudado para segunda marcha, uma embreagem de bloqueio elimina o conversor de números da equação, criando um acoplamento mecânico direto entre o motor e as rodas traseiras motrizes.

A sensação de ligação direta estende-se à própria seleção de marchas, que foram configuradas para ser significativamente mais curtas e imediatas: o sistema "Quickshift", o que foi conseguido por meio de uma intervenção precisa e rápida de números, exatamente no instante em que é selecionada a mudança acima. Com este sistema é criada uma sonoridade mais curta e nítida na seleção de marcha, que utiliza a própria inércia do motor para proporcionar uma sensação de aceleração positiva durante o processo de passagem de marcha.

Os parâmetros de funcionamento da transmissão são determinados pela estratégia adaptativa de seleção de velocidades, que tem 25 programas diferentes disponíveis, dependendo do estilo de condução e das condições da estrada. O sistema pode detectar o estilo de condução analisando a aceleração e a frenagem, as forças em curva, a posição do pedal do freio e acelerador, o perfil da estrada, se estamos em kickdown e, inclusive, se o veículo está sendo conduzido em subida ou descida. Ao detectar um estilo de condução mais dinâmico, a transmissão efetua automaticamente mudanças mais agressivas e selecionará a relação imediatamente inferior a um regime mais elevado.

A transmissão dispõe também de uma série de funções especificamente relacionadas com a forma entusiasta como o F-TYPE será conduzido. Para manter a estabilidade do veículo na seleção de uma relação inferior, a caixa dará instruções ao sistema de gestão do motor para, automaticamente, dar um toque de acelerador e equalizar o regime do motor. Esta função permite também selecionar diversas relações abaixo muito rapidamente em caso de uma frenagem brusca.

Se os sensores de aceleração lateral detectarem que o veículo se encontra numa curva, a transmissão mantém a mudança apropriada selecionada. O sistema também tem também a capacidade de reconhecer se o veículo está realizando uma série de manobras de ultrapassagem que necessita de mudanças rápidas na posição do acelerador e, em vez selecionar a relação acima, irá manter a relação mais curta para assegurar a capacidade de resposta necessária para a ultrapassagem seguinte.

O condutor pode realizar a seleção manual de velocidades a qualquer momento utilizando as borboletas dispostas na parte de trás do volante ou a alavanca de velocidades SportShift.

Todas as versões do F-TYPE trazem rodas de liga leve em aro 20.

O F-TYPE dispõe de uma capota de lona em vez de capota metálica porque se adequa muito mais ao objetivo deste esportivo. A capota de lona permite não apenas uma redução importante de peso, como otimiza também o conjunto e contribui para manter um centro de gravidade baixo para proporcionar uma estabilidade elevada. A capota pode ser aberta e fechada em apenas 12 segundos e até uma velocidade de 50 km/h. A sua construção multicamada inclui uma camada em Thinsulate para proporcionar características ideais de isolamento térmico e acústico.

Visto 1243 vezes Última modificação em Sexta, 23 Agosto 2013 22:06